segunda-feira, 9 de março de 2009

Lapbook - livro de colo


Capa




Parte interna

SACOLINHA DA LEITURA


Tanto a leitura informativa quanto a leitura literária precisam do estimulo da escola. Se essa por sua vez ficar limitando-se as apostilas, as anotações ou ao livro didático é pouco ou muito pouco. É preciso que os alunos vejam a leitura com os olhos do prazer, respondendo às perguntas e às necessidades de cada um. Segundo Morais (1996, p. 293 – 294):
Ler é nutrir-se, respirar. É também voar. Ensinar a leitura é ao mesmo tempo formar a criança para uma técnica de vôo, revelar-lhe esse prazer e permitir-lhe que o mantenha. Se não gostasse de voar, os pássaros deixariam cair suas asas e praticariam a corrida a pé. Mas, nos pássaros e nos homens o prazer dos atos naturais está nos genes. Em compensação o prazer da leitura é criação nossa. Esse prazer, portanto, é de nossa responsabilidade, tanto quando a própria leitura.
Pensando nisso foi que desenvolvi um projeto no qual meus alunos tem oportunidade de escolher um livro e levar para casa e junto com a família aproveitar para viajar pelo mundo da imaginação.
Essa sacolinha foi feita para transportar o livro escolhido